terça-feira, novembro 14, 2006

CRISE DE AUTORIDADE FAMILIAR




O Blogger do "Memórias de Adriano" fez-me chegar via e-mail um post muito interessante que merece ser referido.
Diariamente, em qualquer Escola Portuguesa, sentimos os reflexos de crianças que não sabem o que é ter regras, nem reconhecem qualquer autoridade no adulto.
Os pais culpabilizam-se por: falta de tempo disponibilizado aos seus filhos; falta da presença do outro progenitor; condições monetárias deficitárias, etc, etc. E tentam contornar todas estas "falhas" das piores maneiras: excesso de bens materiais (tvs, Jogos, computadores, etc); tratamento de vitima e muita falta de autoridade e desresponsabilização familiar.
As frases recorrentes nas escolas por parte dos Encarregados de Educação, no limite da situação, é :" Já não sei o que lhe fazer..."; quando acham que a situação está controlada, é: "É sempre o meu filho o culpado de tudo... não acredito que ele tenha feito tudo isso... e provas?".
Hoje uma mãe confessava-me, depois de ter conhecimento de mais uma má criação do seu filho para com uma professora, que já nem lhe podia dar uns "tabefes" com medo de alguém a denunciar à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (Outro tema que teria muito que falar este das CPCJ... sem comentários, por agora).
Em último caso, existem os que solicitam a ajuda da Escola para se arranjar um colégio interno para os seus filhos... tal não é o desespero! Crianças que têm mais poder que os seus adultos é o que se tem conseguido.

Sem comentários: