quarta-feira, novembro 15, 2006

O LA n'O Insurgente coloca uma série de questões relacionadas com a Autonomia de Gestão das Escolas.
Aqui fica o meu comentário já colocado.

Porque é que todos os professores não são contratados individualmente por cada escola?
Alguns professores já o são e, em tempos para os cursos técnicos também o eram por não haver quadro das disciplinas e portanto não poderem ir a concurso nacional (só dirigido a professores para quadros disciplinares existentes).
Não me choca nada que o sejam nas condições sugeridas pelo ME (baixas ou desenvolvimento de projectos de combate ao insucesso) de resto, conhecendo o sistema das escolas como conheço, coloco as minhas sérias duvidas na legalidade e clareza dessas contratações. Não confio nos conselhos executivos nem tão pouco nos pedagógicos. Não enquanto não foram mais responsabilizados pelos seus actos.

Porque é que as famílias não podem escolher qual a escola que querem para os seus educandos?
Mas podem. Nos nossos dias já existem escolas com currículos diferentes e diversificados. As escolas só têm de cumprir e seguir os conteúdos programáticos estipulados pelo ME e alcançar as competências essenciais para os vários ciclos. As estratégias e procedimentos que utilizam podem e devem ficar ao critério das Escolas.
Mesmo nas escolas públicas existem n escolas com currículos diferentes, como nas escolas artísticas. As restantes, já há muitos anos, que têm indicações do ME (com os Projectos curriculares de Turma/ Escola) para o fazerem em função das particularidades do seu corpo discente, no entanto, torna-se quase impraticável e inviável por todas as condicionantes impostas pelo mesmo ME.

Que interesses são protegidos ao continuar-se a defender um modelo de gestão do sistema educativo que tem produzido os resultados que se conhecem?
Economicistas, claro! Que outros interesses move os nossos governos?????

Sem comentários: