No ano passado, ainda com o governo do PS, lutamos pela continuidade do par pedagógico na disciplina de EVT e na AR, a oposição de então (governo de agora) votaram contra a proposta de reorganização curricular e o par pedagógico manteve-se.
No presente já existe nova proposta de organização curricular e o ME não só acaba com os pares pedagógicos como vai mais longe e acaba com a disciplina de EVT. Dirá o comum dos mortais: Mas cria outras disciplinas (EV, ET e TIC) portanto vai dar tudo ao mesmo! Mas não é verdade, pois com a extinção da disciplina de EVT, que em muitas escolas tem uma carga horária semanal de 180 minutos X dois professores, na nova proposta, cada turma terá 90 minutos de EV e 90 de ET e TIC (semestrais), cada só com um professor. Concluindo: Metade do horário por turma. Um professor terá de ter o dobro das turmas para ter as mesmas horas letivas.
Na minha escola, num grupo de 18 pessoas, 8 não terão horário.
Quanto ao que se pretende destas novas disciplinas, ninguém sabe... só sabemos que os programas curriculares em vigor deixam de o estar.
Sem comentários:
Enviar um comentário