segunda-feira, janeiro 23, 2012

Carta pela disciplina de EVT

Corre pelos nossos endereços de e-mail uma carta, a enviar a vários deputados, sobre a provável extinção da disciplina de EVT e pela sua manutenção.
Aqui deixo a carta e alguns endereços a enviar


Ex.mo Senhor Deputado
Excelência:
Para alguns técnicos do Ministério da Educação a disciplina de EVT não é essencial e por tal decretaram a sua extinção.
Como é do conhecimento público este entendimento não está sustentado em nenhum estudo ou avaliação do funcionamento da disciplina de EVT.
Pelo contrário na Primavera passada Deputados dos vários partidos puderam assistir a aulas desta disciplina e validaram os objetivos e metodologia da disciplina.
Parece que em Portugal estamos condenados a alterar por alterar, sem avaliar o que existe e sem medir as consequências das alterações!
Pelo  site da DGRHE conclui-se que existem cerca de 6 900 professores de EVT. Destes apenas 200 são contratados, ou seja 6 700 professores de EVT são do Quadro.
De acordo com o projeto apresentado em Setembro próximo EVT desaparece e em seu lugar aparecem 3 disciplinas!
Ou seja contrariando o que seria aconselhável teremos ainda mais dispersão curricular.
 Mais: as crianças, com idades a rondar os 10 anos, verão o número de professores e disciplinas aumentar com mais 3!
Isto quando neste momento as orientações programáticas que existem para EVT já contemplam os conteúdos de educação visual, de educação tecnológica e de informática!
Pergunta-se então: Para quê criar 3 disciplinas se neste momento EVT já abrange os conteúdos das 3 disciplinas que se propõe criar?
Excelência:
A disciplina de EVT é de facto estruturante no 2º ciclo do ensino básico.
A disciplina de EVT aborda conteúdos, técnicas, tecnologias e metodologias essenciais.
A disciplina de EVT é comprovadamente uma área de aprendizagem bem sucedida.
Assim, não existe de facto nenhuma justificação para a sua extinção.
Pelo contrário a concretizar-se o projeto apresentado resultariam pelo menos três consequências negativas:
- os alunos veriam inviabilizadas experiências de aprendizagem que são únicas e decisivas para o conhecimento de materiais, técnicas, tecnologias, ferramentas e métodos de trabalho;
- as escolas perderiam parte estruturante das dinâmicas do seu Plano de Atividades;
- cerca 4 000 professores de EVT, do total de 6 700 do Quadro, ficariam sem horário letivo.
Por muito que se afirme que não existem consequências para os professores do Quadro a realidade é de que existem.
Em Setembro a mobilidade será praticamente nula, cerca de 50 % dos professores de EVT têm mais de 50 anos de idade e é imoral colocar na situação "de não saber o que vão fazer"profissionais com um tão longo percurso.
Neste contexto proponho a manutenção da disciplina EVT no currículo do 2º ciclo visto ser uma área manifestamente bem sucedida e essencial no currículo e a constituição de uma comissão de avaliação acerca da pertinência da disciplina de EVT no currículo do 2º ciclo.
Pede Deferimento,



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