quinta-feira, setembro 28, 2006

ESCOLA SEGURA

GNR:
"Todas as crianças têm direito de crescer em segurança, num clima de tranquilidade, sem medos nem receios. É obrigação de todos nós tornar esse direito uma realidade. A segurança dos seus filhos é uma prioridade para a Guarda Nacional Republicana e para a Polícia de Segurança Pública. O desenvolvimento da actividade policial tão perto quanto possível das populações, a visibilidade das forças de Segurança e a sua efectiva capacidade para resolver os problemas concretos dos cidadãos corresponde ao que hoje se designa por Policiamento de Proximidade. Neste âmbito, o Programa Escola Segura contribui para criar as condições de segurança que as crianças merecem – no caminho para a escola, nos seu interior, nas suas imediações, onde quer que se encontrem. Para que se sintam apoiadas e protegidas. Não é essa a tranquilidade que deseja ? Informe-se junto das forças policias e da escola como pode colaborar neste programa. Para que os seus filhos se lembrem amanhã que cresceram hoje em liberdade e segurança."
A Escola Segura existe graças a um protocolo entre os Ministérios da Educação e da Administração Interna, garantindo assim um ambiente tranquilo e seguro nas imediações das Escolas do nosso País.
Parece-me inquestionável a necessidade da sua existência.
Neste ano Lectivo, iniciado a 15 do corrente mês, já tinha comentado com uns amigos o facto de a Escola Segura ainda não ter aparecido junto da minha Escola. Hoje percebi finalmente o porquê. As Escolas de quatro Concelhos (Setúbal, Palmela, Sesimbra e Montijo), o que equivale a 82 Escolas, estão apoiadas por uma única viatura e dois agentes!
Questiono eu, como será possível garantir seja o que fôr nestas condições?????
Talvez uma vez por mês consiga ver a tão desejada viatura à porta da Escola.
Sinto-me bastante mais segura e tranquila com a existência deste protocolo.

Sem comentários: