quarta-feira, fevereiro 16, 2011

EVT

Quando se começou a ouvir falar de acabarem com os pares pedagógicos, na disciplina de EVT, ouvi muitos dizerem que não acreditavam, por ser tão mau que não podia ser verdade... Eu fui menos optimista e achei que fosse possível que acontecesse, pois deste governo esperam-se todas as atrocidades. No entanto, ontem conseguiram-me surpreender, mesmo quando já achava não ser possível. As mentes iluminadas que povoam o Ministério da Educação, tiveram mais uma ideia luminosa e uma suposta solução para os professores de EVT, que vão ficar sem turmas... Vamos todos leccionar para o 1º Ciclo. E assim também conseguem despachar uns milhares de contratados deste grau de ensino.
Nem nos meus piores pesadelos me ocorreria esta perspectiva, mas o certo é que às direcções das escolas já chegaram os pedidos do ME de todos os professores de EVT que possuem habilitações para leccionar o 1º ciclo.
Somos muitos, pois as Escola Superiores de Educação formam professores do 2º ciclo em várias vertentes com formação inicial no 1º ciclo. No papel, claro!
Considero-me uma óptima professora de EVT e gosto de o ser, mas não me sinto com competências para formar alunos num grau de ensino, tão importante e fundamental, como o 1º ciclo. E ISTO PREOCUPA-ME.

1 comentário:

Sandra Sousa disse...

Curso de professores do 2º ciclo do ensino básico, variante EVT; Belas artes via ensino.