segunda-feira, outubro 13, 2008

CHOQUE TECNOLÓGICO

O Governo não pára de falar dele e de o publicitar em todas as televisões portuguesas, sempre que oferece mais uns equipamentos.
As escolas vão, nos anos próximos, ser inundadas de computadores, quadros interactivos, etc, etc... E agora, os tão falados, Magalhães que vão ser oferecidos a todas as crianças deste país, que frequentem o 1º ciclo (mesmo para as que vão ter de pagar 50€ não deixa de ser uma oferta).
Os professores é que vão ter de os requisitar, em vez dos pais, receber as máquinas e distribuí-las pelas crianças... se estas máquinas voltarão a entrar na sala de aula isso já ninguém sabe, pois se os pais assim o entenderem, o computador pode não sair mais de casa ou desaparecer, quem saba na feira da ladra mais próxima.
Mas é bom! Todas as crianças vão possuir um computador, mesmo aquelas que chegam todos os dias às escolas sem terem tomado o pequeno-almoço. Pequeno-almoço esse que as escolas não podem oferecer por não terem condições monetárias para o fazerem. Escolas essas que oferecem computadores...
Computadores que se podem ligar à internet, mas como as escolas (1º Ciclo) não têm ligação à internet por falta de verbas, o ME tenta que as autarquias paguem mais esse serviço... dar de comer é que nem pensar.
Durante muitos anos as escolas públicas deste país estiveram ligadas à internet através de servidores rcts, fornecidos por algumas Universidades do país. ESTAVAM, pois deixaram de estar e sem sequer terem sido avisadas.
Curiosamente o ME continua a solicitar às escolas lançamento de dados via internet... internet essa que foi cortada sem nenhuma explicação.
É este o choque tecnológico!

Sem comentários: