terça-feira, janeiro 22, 2008

MANUAIS ESCOLARES



Segumdo a Portaria n.º 42/2008 não vão haver adopções de manuais para:

- Expressões Artísticas e Físico -Motoras (designadamente Expressão e Educação Plástica, Expressão e Educação Musical e Expressão e Educação Físico -Motora) do 1.º ciclo do ensino básico;
- Áreas curriculares não disciplinares dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário;
- Educação Física, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica do 2.º ciclo do ensino básico;
d) Educação Física e Educação Artística (disciplina de oferta de escola, designadamente Educação Musical) do 3.º ciclo do ensino básico;
e) Educação Física do ensino secundário.

Todas as disciplinas ou áreas disciplinares de carácter essencialmente prático vão deixar de merecer qualquer suporte teórico...
Em muito discordo com esta medida e pergunto-me: como vão todos os alunos que se propõem a exames nestas áreas prepararem-se para o efeito???? Que tipo de suportes teóricos usarão todos os profissionais das áreas???? E os alunos que pretendem desenvolver e fortalecer os seus conhecimentos, o que utilizarão????
Várias questões se colocam com esta medida...

Mais uma vez os professores dos bonecos e das cambalhotas que se coloquem no seu devido lugar ...

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu gostaria de comentar a dizer que também discordo.
Na minha opinião não é só a dificuldade que os alunos irão ter ao prepararem-se para essas disciplinas, mas a escola existe com uma função que para mim é ou deveria ser mais abrangente do que ir simplesmente preparando os jovens para os niveis acima até às as universidades com a finalidade de se tornarem meros peões no mercado de trabalho. A escola existe para formar, dar fomação, ensinar coisas, umas mais úteis k outras, umas servirão o futuro, outras porque são boas de aprender porque a vida tb tem mais coisas p lá da carreira, e deve ser abrangente, especialmente agora que entramos numa fase em que já não se considera que existam carreiras para a vida, mas que a pessoa deve ir aprendendo a fazer varios trabalhos para fazer varias coisas.
A mim parece-me que sem os manuais essas aulas podem vir a entrar um bocado no dominio da rebaldaria em termos de conteúdo/matéria que se aprende.
Lembro-me que quando andei na escola, os livros de E.V.T. eram pouco utilizados, quase nada, por isso entendo a medida, mas comparando o k me lembro de ter aprendido, como eram as aulas, com o que os meus pais contam que eram as deles e olhando p os livros deles, eles eram forçados a saber fazer muito mais coisas.
Muita gente poderá dizer que certas disciplinas não servem para grande coisa ou mesmo para nada, mas para quem escolhe ou gosta dessas areas e gostaria de evoluir ou ter evoluido mais vai sentir-se privado dessa aprendizagem, desse saber, dessas bases. E isso não me parece nada bom apesar de até me poderem apresentar o argumento que se deve cortar tanto nas despesas que os pais têm com os filhos (o estado que dê mais abono! eles não querem que a taxa de natalidade aumente?! então?!) como até que devemos poupar no papel do qual se fazem os livros. Isto é contribuir para minguar a experiencia de vida dos jovens que deve ser ampla e rica pois (apesar de alguns poderem beneficiar mais que outros devido a terem mais potencialidades) só assim serão individuos maduros ricos, esclarecidos e proliferos.

O sujeito que está no poder cria o programa "Novas Oportunidades" e depois deixa uma destas acontecer... Fecha centros de saúde de urgencia para poupar porque muitas vezes podem estar ás moscas, e depois vai pedir um estudo acerca dos prós e contras da construção do aeroporto aqui e ali que lhe custou desnecessariamente e por isso estúpidamente, milhões.
Porreiro... inteligente para caraças...
A dar-lhe no cravo e depois na ferradura havemos de ir longe para burro...

Peço desculpa pelo cometário imenso.
Cumprimentos