quinta-feira, janeiro 18, 2007

SEM COMENTÁRIOS



O Ministério da Educação mandou suspender os novos manuais para a disciplina de Português do 8.º ano já adaptados à nova Terminologia Linguística do Ensino Básico e Secundário.
Fontes da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e da União de Editores Portugueses (UEP) confirmaram que a decisão de suspender os manuais de Português está relacionada com a Terminologia Linguística do Ensino Básico e Secundário (TLEBS), cuja aplicação está ainda por definir.

Contudo, o assessor de imprensa do Ministério da Educação negou que a suspensão esteja apenas relacionada com a nova terminologia gramatical.

Segundo esta fonte, além da nova gramática está a ser desenvolvido um processo de avaliação mais amplo na disciplina de Português, que inclui aspectos como o número de aulas no Ensino Básico e os hábitos de leitura.

Envolta em polémica, a nova terminologia, aprovada pelo Ministério da Educação (ME) no final de 2004, começou este ano a ser leccionada de forma generalizada, para já no 3.º, 5.º e 7.º anos, devendo abranger todo o sistema de ensino em 2009, com o objectivo de uniformizar os termos gramaticais ensinados na escola.

O director-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Luís Capucha afirmou no início do mês que a nova lista de termos "tem deficiências", tendo sido suspensa, para já, a generalização a todo o Ensino Básico e Secundário, por não haver "neste momento" uma formação suficiente dos professores.

Sem comentários: