terça-feira, novembro 07, 2006

ÁCIDO MURIÁTICO

Wikipédia:

O composto químico ácido clorídrico é uma solução aquosa, altamente ácida, também é chamado cloreto de hidrogênio ( HCl ). É extremamente corrosivo e deve ser manuseado apenas com as devidas precauções. O ácido clorídrico é normalmente utilizado como reagente químico , e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa. O ácido clorídrico concentrado tem um pH menor que 1. Uma solução aquosa de HCl 1 molar tem pH = 0.
O ácido clorídrico é também conhecido como ácido muriático ("muriático" significa "pertencente a salmoura ou a sal"). O ácido clorídrico, na forma impura, ainda é vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros.

À temperatura ambiente, o cloreto de hidrogênio é um gás incolor a ligeiramente amarelado, corrosivo, não inflamável, mais pesado que o ar e de odor fortemente irritante. Quando exposto ao ar, o cloreto de hidrogênio forma vapores corrosivos de coloração branca. O cloreto de hidrogênio pode ser liberado pelos vulcões.
O cloreto de hidrogênio tem numerosos usos: se usa, por exemplo, para limpar, tratar e galvanizar metais, curtir couros, e na produção e refinação de uma grande variedade de produtos. O cloreto de hidrogênio pode formar-se durante a queima de muitos plásticos. Quando entra em contato com a humidade do ar forma o ácido clorídrico.


Toda esta informação seria considerada uma seca, pelos meus alunos e pouco pertinente. No entanto, a última moda é adquirirem este ácido (com a desculpa que será para os pais desentupirem os canos) e transformarem-no em garrafas-bomba.
A criatividade prolifera por aquelas bandas...
Ainda a semana vai no início e já são muitas as histórias de delinquência juvenil… ontem a história era de dois alunos que aproveitaram a morte de um vizinho, para saquearem todos os pertences que interessavam (bicicletas, etc…).

3 comentários:

Anónimo disse...

valeu ajudou muito

Anónimo disse...

bg ajudou muiio :>

Anónimo disse...

valllllllllllllllllllleeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu salvou amkinha vida :>