segunda-feira, agosto 28, 2006

CINCO SÉCULOS DE ARTE




Neste período de férias de "vá para fora cá dentro" e aproveitando os dias mais frescos, fui até Lisboa numa de turista visitar museus.
Começando pelo Museu Nacional de Arte Antiga, aproveitei os fantásticos jardins para almoçar e repor energias para o que se seguia.

A exposição temporária "Grandes Mestres da Pintura Europeia: de Fra Angelico a Bonnard" apresenta 95 obras que fazem parte da colecção de Gustav Rau, onde se pode apreciar obras fantásticas do séc. XV ao séc. XX. Depois de se passar por algumas obras de Mestres como Monet, Manet e Cézanne chega-se à última sala com a sensação que soube a pouco...
Destino seguinte: CCB, onde para além do Museu do Design (já com data marcada para o seu encerramento) vi duas exposições; Helga de Alvear- Conceitos para uma colecção e Jorge Martins- Simulacros- uma Antologia.
Helga de Alvear é uma galerista de Arte Contemporânea e a sua colecção privada já conta com mais de duas mil obras. Nesta exposição apresenta cerca de 80 obras de vários artistas e em vários suportes e materiais, desde a fotografia até aos "cães em crochet" de Joana Vasconcelos.
A minha preferida foi sem dúvida a obra de Ernesto Neto, artista Brasileiro, que utilizando uma malha tipo collant fez umas tetas gigantes que caiam do tecto entrelaçando-se e nas suas extremidades tinham especiarias variadas, aliando assim os sentidos visuais e olfactivos.
Em algumas salas dei por mim a repensar o processo avaliativo dos trabalhos dos meus alunos...
Na exposição de Jorge Martins podemos ver 40 anos de pinturas e desenhos onde os elementos visuais predominantes são a linha e o ponto. Interessantes pelas suas dimensões, técnicas, cores e simplicidade. Aconselhável!
Depois de cinco séculos de Arte, apesar de me sentir fisicamente de rastos, voltei para casa de alma cheia...

Sem comentários: